Incentivando o hábito da leitura

Com objetivo de passar desafios reais para os padawans(estagiários) e que possam ser implantados dentro da Framework, juntamos um desejo antigo que era ter uma biblioteca dentro da Framework com um projeto com que eles conseguissem desenvolver tecnicamente além de verem como funciona o desenvolvimento de um produto digital.

Sobre o Projeto

Com objetivo de passar desafios reais para os padawans(estagiários) e que possam ser implantados dentro da Framework, juntamos um desejo antigo que era ter uma biblioteca dentro da Framework com um projeto com que eles conseguissem desenvolver tecnicamente além de verem como funciona o desenvolvimento de um produto digital.

Minhas Responsabilidades

Neste projeto desempenhei os papéis distintos:

  • Product Owner: Pude realizar atividades de gerenciamento do backlog, organização das sprints, assim como o gerenciamento de a distribuição de tarefas, além de gerir e acompanhar todos os ritos do scrum tais como dailys, sprint review e sessões de refinamento.
  • Product Designer: Realizei os processos de pesquisa de benchmark para entender quais as soluções existentes no mercado e a prototipação.

O maior desafio além de conciliar ambos as atividades paralelamente, foi realizar a criação de um sistema com um nível de complexidade baixo mas sem deixar de ser desafiador para que os nossos padawans conseguissem realizar a construção e que fosse fácil, intuitivo e que os colaboradores sentissem vontade de usar e compartilhar as suas experiências dentro dele.

Briefing

A ideia inicial é que a biblioteca seja “auto sustentável” e que não seja necessário designar nenhum colaborador para cuidar dela, para manter o controle seria utilizado um sistema onde o usuário pudesse fazer o empréstimo e devolução das obras das quais ele emprestou e também conseguisse cadastrar ele próprio os livros que queira doar.

Montagem das Sprints

As sprints foram montadas pensando na jornada de doação e empréstimo

  1. A primeira Sprint foi focada na doação dos livros por parte do usuários, nela o usuário iria por meio de um formulário cadastrar as informações do livro (título, autor, código isbn, quantidade de cópias) que será doado.
  2. Na segunda sprint seriam implementados o sistema de empréstimo e o sistema de login, como seriam utilizadas as credencias do Google para realizar o login, não havia necessidade de realizar um cadastro de usuários, pois o projeto seria somente para o uso interno da empresa.
  3. A terceira sprint seria dedicada ao desenvolvimento do sistema de devolução de livros, além da criação de uma área destinada a comentários sobre os livros.
  4. A necessidade de uma quarta sprint surgiu devido a problemas técnicos no sistema de login com o Google. Esta sprint foi dedicada à resolução desses problemas técnicos, bem como à realização de refinamentos no código (clean code) e na interface do projeto.

Jornada do Usuário

O usuário irá ler o QR Code presente em nossa biblioteca para realizar o empréstimo do livro

  1. Ela irá escolher entre as opções disponíveis:
  • Emprestar um livro
  • Doar livro
  • Devolver um livro

 Após isso ele será direcionado para o fluxo selecionado por ele.

Empréstimo de Livros

  1. Após ter efetuado o login, o usuário é direcionado para uma tela onde será possível buscar o livro que você quer emprestar ou procurar através dos títulos disponíveis.
  2. Após ter encontrado o livro desejado você entrará na página do livro, nela o usuário encontrará informações básicas como Título, Autor(es), Nota que outros leitores deram, assim como comentários, e se já tiver lido aquele título o incentivamos a deixar uma avaliação para que mais pessoas possam se sentir empolgados com a obra.
  3. Caso o usuário tenha decidido emprestar o livro, ele prosseguirá com o processo, ele tem como objetivo identificar o colaborador que está realizando a ação, faremos isso através de um formulário, contendo Nome, E-mail e Telefone para contato, sendo os os dois primeiros campos sendo preenchidos com as informações já presentes no seu perfil e só sendo necessário preencher o campo Telefone para contato.
  4. Formulário Preenchido, agora é só o nosso usuário aproveitar a leitura.

Doar Livro

O processo de doação e cadastro de livros foi pensado em ter o menor número de etapas e campos, mas onde coletamos o maior número de informações possíveis, pois entendemos que alguns colaboradores podem doar mais 3 a 4 obras e cadastrar uma a uma pode se tornar cansativo.

Título da Obra: Campo obrigatório para incluir o título do livro.

Autores: Campo Obrigatório para incluir o nome do autor ou autores do livro.

Editora: Campo opcional geralmente esta informação está na capa do livro mas se não existir não será um problema.

Quantidade: Este campo será útil quando um colaborador quiser doar mais de um livro do mesmo título, caso o número seja aumentado o campo de Código de Barras do Livro será aumentado de acordo com a quantidade de obras selecionadas.

Código de Barras do Livro: Para identificarmos um livro novo de um livro já existente, utilizaremos o código de barras para realizar a diferenciação.

Capa do Livro: O usuário irá tirar foto ou enviar uma imagem da capa do livro

Adicionar mais um livro: Caso queira doar mais de uma obra será adicionado mais um campo de formulário.

Remover livro: Caso queira apagar as informações de um livro preenchidas poderá apagar o livro através do botão de lixeira ou no Remover livro.

Devolver livro

  1. O usuário irá escolher o livro que deseja devolver.
  2. Ele irá para a página de confirmação
  3. O processo de devolução estará concluído.

Resultados

Ideias de Features Futuras

  • Criar uma seção onde possa ser debatido sobre o livro
  • Uma seção só para spoiler
  • Clube do Livro

O que aprendi com este projeto ?

  • Adaptar a sprint sempre será necessário visto que sempre a possibilidade de ocorrer impedimentos
  • Entender as dificuldades da equipe de desenvolvimento é crucial na definição das entregas
  • Imprevistos acontecem e sempre deve existir um tempo de sobra para eventuais acontecimentos.
  • Ter profissionais na equipe junior não significa que eles são menos capazes e sim que eles necessitam de oportunidades apropriadas para se desenvolverem.
  • Existe maneiras de conciliar a usabilidade, estética e a rapidez no desenvolvimento de um projeto.